Sarkozy anuncia candidatura às eleições presidenciais de 2017

Paris, 22 ago (EFE).- O ex-presidente da França Nicolás Sarkozy, líder do partido conservador Os Republicanos (LR), anunciou nesta segunda-feira sua candidatura às eleições presidenciais de 2017 em seu livro "Tout pour la France" (Tudo pela França).

Essa obra, na qual confirma o segredo, foi lançada pela editora Plon e estará disponível à venda no próximo quarta-feira.

O ex-chefe de Estado, que postou um trecho em sua página oficial do Facebook, confessa que se sente forte para entrar "em combate em um momento de nossa história tão atormentado".

"Este livro é o ponto de partida", disse nessa rede social Sarkozy, que deixará na próxima segunda-feira a presidência de seu partido para se adequar aos estatutos e poder se concentrar nas primárias na qual sua formação elegerá seu representante.

A França realizará suas próximas eleições presidenciais em 23 de abril no primeiro turno e em 7 de maio de 2017 no segundo.

"Os próximos cinco anos serão os de todos os perigos, mas também os de todas as esperanças", acrescentou o ex-presidente francês, que dispunha de prazo até quinta-feira para se apresentar como candidato às primárias para voltar a aspirar ao Eliseu.

Sarkozy, segundo destaca hoje o jornal "Le Monde", vai centrar sua campanha na segurança, identidade, imigração e laicidade, matérias nas quais, como ex-ministro do Interior e ex-presidente, se vê com maior credibilidade e experiência que seus oponentes.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos