Tufão Mindulle chega a Hokkaido após deixar 1 morto e 60 feridos em Tóquio

Tóquio, 23 ago (EFE).- A ilha de Hokkaido, no sul do Japão, decretou estado de alerta meteorológico nesta terça-feira (data local) devido à chegada do tufão Mindulle, que durante sua passagem por Tóquio ontem deixou um morto e 60 feridos.

Nono tufão da temporada no Pacífico e classificado como "forte", o Mindulle atingiu com força a capital japonesa. Foram registrados ventos de até 180 km/h, intensas chuvas e deslocamentos de terra, o que provocou grandes interrupções nos sistemas de transportes.

O Mindulle chegou a Hokkaido por volta das 6h locais de terça-feira (18h de segunda-feira em Brasília), mas a Agência Meteorológica Japonesa (JMA) afirmou que o tufão perdeu força e reduziu sua categoria para tempestade subtropical forte.

Mesmo assim, a JMA alertou sobre o risco de chuvas torrenciais, inundações, deslizamentos de terra e mar agitado no norte da ilha.

Nas prefeituras de Tóquio e Chiba, o Mindulle gerou chuvas de mais de 100 milímetros por hora, interrompendo a circulação de carros em estradas e 60 casas danificadas.

Uma mulher, de 58 anos, morreu após ser arrastada pelas águas em uma estrada na prefeitura de Kanagawa, ao sul de Tóquio, segundo as autoridades locais. Além disso, outras 60 pessoas ficaram feridas em diversos acidentes causados pelas condições meteorológicas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos