EUA confirmam que Coreia do Norte lançou míssil balístico de submarino

Washington, 23 ago (EFE).- O Comando Estratégico dos Estados Unidos confirmou nesta terça-feira que a Coreia do Norte lançou um míssil balístico a partir de um submarino.

"O Comando Americano de Defesa Aeroespacial (Norad) determinou que o lançamento do míssil da Coreia do Norte não representou uma ameaça para os EUA", indicou o Comando Estratégico em nota.

A Coreia do Norte realizou o lançamento às 20h29 GMT. O submarino estava na costa da cidade de Sinpo, e o projétil caiu a cerca de 500 quilômetros do litoral do Japão. Segundo os EUA, o míssil lançado seria do tipo KN-11.

"Homens e mulheres do Comando Estratégico dos EUA, do Norad e do Comando Estratégico do Pacífico permanecem em guarda frente às provocações da Coreia do Norte e estão plenamente comprometidos em trabalhar muito de perto com os aliados da Coreia do Sul e do Japão para manter a segurança na região", apontou em comunicado.

O lançamento de hoje coincide com manobras militares conjuntas de sul-coreanos e americanos na península da Coreia, movimentação que Pyongyang considera como uma ameaça para seu território.

No início deste mês, o regime de Kim Jong-un já tinha realizado um duplo teste com mísseis balísticos de médio alcance. Antes, em janeiro, a Coreia do Norte realizou seu quarto teste nuclear subterrâneo, o que provocou a imposição de novas sanções por parte do Conselho de Segurança da ONU.

A natureza móvel dos mísseis submarinos amplia enormemente o alcance do arsenal balístico da Coreia do Norte. E, caso seja desenvolvido plenamente, ficaria mais difícil detectar os lançamentos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos