Explosão e incêndio em refinaria deixam um morto e três feridos na Romênia

Bucareste, 23 ago (EFE).- Um incêndio na refinaria romena Petromidia ocorrido nesta terça-feira após uma explosão deixou um morto e outros três feridos de forma grave no distrito de Navodari, no litoral do Mar Negro, segundo informações da emissora local Realitatea.

O grupo cazaque KazMunayGas (KMG) International, proprietário majoritário da refinaria, informou em comunicado que o acidente aconteceu por volta das 18h locais (12h de Brasília) da última segunda-feira, "na área de destilação a vácuo", e que a usina teve suas atividades reduzidas depois do ocorrido.

Quatro trabalhadores da plataforma petroquímica da refinaria sofreram graves queimaduras e foram transferidos a hospitais de Bucareste, onde um deles morreu na manhã desta terça. As autoridades abriram uma investigação sobre as causas do incêndio.

Segundo o Departamento para Situações de Emergência (DSU) do país balcânico, explodiram dois tanques de nitrogênio, enquanto o sindicato da refinaria diz que o fogo foi gerado por uma bomba hidráulica.

Logo após receberem a notícia, as autoridades ativaram um plano urgente de intervenção, com a mobilização de bombeiros, ambulâncias e especialistas da Agência do Meio Ambiente. Os bombeiros demoraram cerca de uma hora e meia para controlar o fogo.

A Petromidia é uma das maiores refinarias da Europa Oriental, com participação de 44,69% do Estado romeno. A KMG International expressou suas condolências às vítimas e a seus familiares.

"Uma equipe de especialistas está analisando as circunstâncias que causaram o incidente para determinar os motivos", afirmou a empresa em seu comunicado. Na nota, a KMG garante que cumpre todas as normas de segurança e ambientais e que não emitiu substâncias prejudiciais à natureza ou à vida das pessoas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos