Forças iraquianas iniciam operação para libertar Al Qayara do Estado Islâmico

Mossul (Iraque), 23 ago (EFE).- As forças iraquianas começaram nesta terça-feira uma operação militar para recuperar o controle da cidade de Al Qayara, na província de Ninawa, no norte do Iraque, que está em poder do grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

O porta-voz oficial do Comando de Operações para a Libertação de Ninawa, Feras Sabri, informou à Agência Efe que as forças estão desenvolvendo "uma grande ofensiva militar" com cobertura aérea da aviação iraquiana e da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Há dois dias, o exército iraquiano lançou milhares de panfletos sobre Al Qayara, onde se estima que 70 mil civis estejam retidos pelo EI, para pedir aos moradores que fugissem para áreas seguras diante da ofensiva iminente contra a localidade.

A operação começou hoje às 6h locais (0h de Brasília) com a participação de unidades de combate ao terrorismo e da nona divisão blindada do exército, entre outros.

Sabri afirmou que foram conseguidos "avanços notáveis na batalha de Al Qayara", onde continuam os enfrentamentos e os bombardeios contra posições do EI.

Segundo o porta-voz militar, dezenas de jihadistas morreram desde o início da operação.

Al Qayara é a cidade mais importante da comarca de mesmo nome, na qual se concentraram até o momento as operações das forças iraquianas na ofensiva para libertar a província de Ninawa e sua capital, Mossul.

O exército iraquiano recuperou em julho a estratégica base aérea de Al Qayara, uma das mais importantes do Iraque, e, desde então, libertou várias localidades próximas até conseguir sitiar a cidade.

O domínio deste reduto jihadista, que fica 55 quilômetros ao sul de Mossul, é necessário para abrir as portas à ofensiva final sobre a "capital" do EI no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos