Regime sírio e forças curdas confirmam cessar-fogo em Al Hasakah

Cairo, 23 ago (EFE).- A emissora de televisão oficial da Síria confirmou o cessar-fogo estabelecido nesta terça-feira entre as tropas do governo e as forças curdas na cidade de Al Hasakah, no nordeste do país, após quase uma semana de confrontos sem precedentes.

O acordo, que entrou em vigor às 2h (horário local, 20h de ontem em Brasília), estipula, segundo a emissora, "a abertura da estrada entre as cidades de Al Hasakah e Al-Qamishli, 73 quilômetros ao norte da primeira cidade, e de todas as estradas que conduzem às posições do Exército tanto dentro quanto fora da cidade".

Além disso, segundo a versão oficial, o pacto contempla a entrega dos mortos e dos feridos, assim como a troca de prisioneiros a partir das 21h de hoje (horário local).

Ainda de acordo com a TV oficial, o acordo compreende "a continuação da ação para solucionar a questão curda", sem que tenham sido divulgados mais detalhes, assim como o começo de um diálogo sobre a situação dos funcionários públicos da cidade que foram demitidos de suas funções.

Esta confirmação foi feita horas depois de as forças curdas Unidades de Proteção do povo (YPG, sigla em curdo), que lutavam contra o regime junto às forças de segurança curdas Asayish, anunciarem a entrada em vigor do fim das hostilidades.

Segundo as milícias curdas, o acordo estipula a retirada das tropas militares governamentais da cidade, algo que a televisão oficial síria não mencionou.

As YPG acrescentaram que a polícia do regime permanecerá na cidade e ficará a cargo da proteção do complexo de segurança no qual permanecerão representantes de departamentos governamentais.

Ontem, as forças curdas tomaram o controle de 90% de Al Hasakah, incluindo os bairros de Al Nashua e Güiran, e a prisão central

Os curdos e as forças governamentais tinham se enfrentado poucas vezes durante a guerra da Síria e o regime do presidente Bashar al Assad não tinha usado sua aviação para bombardear as posições curdas até quinta-feira passada em Al Hasakah.

Os principais redutos curdos da Síria são Kobani e Afrín, na província noroeste de Aleppo, muito próximos à fronteira turca; Al Jazeera, na província de Al Hasakah, e Tel Abiad, na de Al Raqqa, no nordeste.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos