Venezuela convoca reunião do Mercosul para abordar desafios e futuro do bloco

Montevidéu, 23 ago (EFE).- No exercício da presidência pro tempore do Mercosul, a Venezuela convocou nesta terça-feira uma reunião de coordenadores nacionais do bloco para amanhã, em Montevidéu, para abordar os desafios e o futuro do grupo, informaram à Agência Efe fontes diplomáticas do país.

O convite veio por meio do coordenador nacional da Venezuela, Héctor Constant, e ocorre depois de uma reunião na capital uruguaia com os representantes dos outros quatro membros do bloco: Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. A reunião vai ocorrer na sede do Mercosul, em Montevidéu, a partir das 11h locais (10h em Brasília).

O objetivo do encontro é "avançar em uma maior e melhor integração durante o semestre em curso em prol de preservar a integridade do Mercosul", de acordo com a convocação oficial.

Na reunião de hoje, os quatro países fundadores do Mercosul aprovaram um "calendário de reuniões" para seguir avançando em um "período de emergência" do bloco, disse o delegado paraguaio, Rigoberto Gauto. A Venezuela tinha sido convidada para o encontro, mas não enviou representantes.

O principal assunto em pauta foi a crise vivida pelo bloco devido à transferência da presidência pro tempore, que até 29 de julho era ocupada pelo Uruguai. A Venezuela, próxima a ocupar o posto, comunicou que assumiria o comando, apesar da oposição de Argentina, Brasil e Paraguai, que exigiam a realização de uma etapa de transferência, como a habitual cúpula de chefes de Estado do bloco.

A Venezuela já está exercendo a presidência de forma ativa. Na semana passada, por exemplo, a ministra de Relações Exteriores do país, Delcy Rodríguez, viajou à Índia para avaliar a expansão do acordo de livre-comércio em vigor entre o bloco e o país asiático. EFE

rfg/lvl

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos