Ex-ministro da Agricultura da Colômbia é preso nos Estados Unidos

Washington, 24 ago (EFE).- O ex-ministro da Agricultura da Colômbia, Andrés Felipe Arias, foi preso nesta quarta-feira em Miami, nos Estados Unidos, mesmo vivendo no país há cerca de dois anos após pedir asilo, informaram à Agência Efe fontes ligadas ao político colombiano.

Os assessores de Arias, condenado em seu país a 17 anos de prisão por corrupção, atribuem esta detenção "ao pedido do governo da Colômbia para que os EUA o extraditem".

Segundo essas mesmas fontes, nesta tarde será realizada uma audiência em Miami na qual será decidido se a prisão do ex-ministro colombiano, titular da pasta entre 2005 e 2009 durante a presidência de Álvaro Uribe, será mantida ou não.

O ex-presidente se pronunciou sobre a prisão de Arias por meio de sua conta no Twitter e postou que "por pressão de (o presidente Juan Manuel) Santos para que o extraditem à Colômbia, André Arias foi preso hoje nos Estados Unidos".

"O governo da Colômbia pede que ele seja extraditado, mas isso não é possível porque ele está em processo de asilo", explicaram à Efe fontes ligadas ao detido.

Desde 2014, quando Arias fugiu da Colômbia para os EUA, Uribe pediu à comunidade internacional para que a proteção de seu ex-ministro fosse preservada, já que o considera uma "vítima da perseguição política judicial" da qual - segundo ele - sofrem todos os que integraram seu governo.

Arias foi condenado em julho de 2014 pela Corte Suprema de Justiça da Colômbia a 17 anos e meio de prisão e a pagar uma multa de US$ 13 milhões por garantir subsídios agrários a famílias ricas ao invés de camponeses afetados pelo Tratado de Livre-Comércio (TLC) com os Estados Unidos.

Após ser declarado culpado de apropriação indevida em favor de terceiros, Arias saiu da Colômbia com destino aos Estados Unidos, onde pediu asilo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos