Facções armadas da Síria controlam quase totalmente cidade de Jarabulus

Cairo, 24 ago (EFE).- Facções armadas da oposição síria conseguiram tomar o controle quase que total da cidade de Jarabulus, no extremo norte da Síria, em uma operação lançada nesta quarta-feira com o apoio das forças turcas, informou o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

A ONG detalhou que as facções avançaram perante o "colapso" e a não resistência do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) em Jarabulus, o último reduto jihadista na fronteira síria com a Turquia. A organização também informou que houve enfrentamentos de diversas intensidades entre as facções opositoras e o EI dentro da cidade e sua periferia.

O Observatório acrescentou que foram registrados bombardeios de artilharia sobre a cidade lançados pelo Exército turco, assim como os bombardeios aéreos da coalizão internacional liderada por Estados Unidos, que participa da ofensiva contra o EI.

Por sua vez, o Movimento Harakat Nour al-Din al-Zenki anunciou através de internet que o Exército Livre Sírio (FSA) tomou o controle total de Jarabulus, durante a operação "Euphrates Shield". O movimento de tendência islamita faz parte da coalizão de grupos opositores que participam da ofensiva.

A Coalizão Nacional Síria (CNFROS), principal aliança opositora, garantiu que a ofensiva foi lançada pelo FSA junto a vários grupos rebeldes que operam em Aleppo (província na qual se encontra Jarabulus) contra o EI e outros aliados do regime sírio.

A Turquia, por sua vez, disse que a operação militar procura proteger a unidade territorial da Síria e que por isso se dirige tanto contra o EI quanto contra as milícias curdas. O governo em Ancara lançou sua ofensiva quando as forças curdas se dirigiam a Jarabulus a partir do sul, para evitar que estas tomem o controle da cidade, como já fizeram recentemente com Manbech.

O regime sírio qualificou de "violação flagrante de sua soberania" a ofensiva lançada pelo Exército turco e pediu sua cessação "imediata".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos