Governo e Farc assinam acordo final para a paz na Colômbia

Havana, 24 ago (EFE).- O governo da Colômbia e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) assinaram nesta quarta-feira o acordo final que encerra as negociações de paz realizadas em Havana durante os últimos quatro anos, um pacto que deverá ser referendado pelo povo do país em um plebiscito.

O documento foi assinado pelos chefes das equipes de negociação de ambas as partes, Humberto de la Calle, pelo governo, e Luciano Marín, conhecido como "Ivan Márquez", representando a guerrilha, assim como pelos embaixadores de Cuba e Noruega, países fiadores no processo de paz.

Os seis pontos pactuados no acordo final foram lidos em uma cerimônia presidida pelo ministro das Relações Exteriores de Cuba, Bruno Rodríguez, e que geraram uma crescente expectativa desde a noite de ontem, quando as delegações revelaram que estavam prestes a concluir os diálogos para a paz no país.

O documento assinado tem 200 páginas. Seu conteúdo foi negociado até a última vírgula ao longo de 44 meses em Havana, com vários destaques quando as partes chegaram a acordos concretos em alguns dos pontos mais sensíveis do diálogo, como no caso da criação da jurisdição especial para a paz e um cessar-fogo bilateral.

Uma vez tornado público, o acordo passará para o Congresso da Colômbia, que se ocupará de colocar em vigor as leis para implementação dos itens pactuados. Os parlamentares também terão que convocar um plebiscito para que os colombianos tenham a última palavra sobre o acordo com a guerrilha.

Em paralelo, as Farc realizarão uma conferência interna para que seus membros aprovem os pontos acordados pelas equipes de negociação do governo e da guerrilha em quase quatro anos de diálogos de paz. EFE

lcl-sga/lvl

(foto)(vídeo)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos