Plebiscito para avaliar acordo com as Farc deve ser realizado em 2 de outubro

Bogotá, 24 ago (EFE).- O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse nesta quarta-feira que enviará amanhã ao Congresso o texto do acordo de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia para que o plebiscito para referendar o pacto seja realizado no próximo dia 2 de outubro.

"Para isso, amanhã mesmo, enviarei ao Congresso o texto definitivo do acordo final e informarei a decisão de convocar o plebiscito para que ele seja referendado. O plebiscito pela paz será realizado no dia 2 de outubro deste ano", disse Santos em um pronunciamento à nação.

Santos se dirigiu aos colombianos imediatamente depois que os negociadores de paz do governo e das Farc, junto com os delegados de Cuba e Noruega, países fiadores das negociações, terem anunciado oficialmente a conclusão de quase quatro anos de negociações com um acordo que, segundo o presidente do país, é "imodificável".

O presidente lembrou que a realização do plebiscito, no qual os colombianos responderão se aprovam ou não o acordo para o fim do conflito com as Farc, é o cumprimento de uma promessa que fez a seus compatriotas, que "teriam a última palavra" sobre o negociado.

"Terminada a negociação e concluído o acordo, fica nas mãos dos senhores - de todos os colombianos - decidir com seu voto se apoiam este acordo histórico que põe fim a esse longo conflito entre filhos de uma mesma nação", destacou.

Santos afirmou, além disso, que o texto do acordo final será divulgado a partir de amanhã. "Ou seja: vamos divulgá-lo por todos meios de comunicação para que vocês tenham toda a informação, todo o critério, todos os elementos para decidir seu voto, livremente e em consciência", disse o presidente.

Para que o acordo de paz seja aprovado no plebiscito, a opção do "sim" deve obter pelo menos 13% do colégio eleitoral, ou seja, um mínimo de 4.396.626 votos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos