Presidente do Cazaquistão convida Sérvia a construir "Nova Rota da Seda"

Belgrado, 24 ago (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, convidou empresas da Sérvia a participar da construção de uma ferrovia na chamada "Nova Rota da Seda" no trecho que conectará o país com o Irã e o Golfo Pérsico.

"Entre nossos países se estabeleceram relações baseadas na confiança. Estamos reforçando a cooperação política, econômica, cultural e humanitária", disse Nazarbayev à imprensa em Belgrado depois de se reunir com o presidente da Sérvia, Tomislav Nikolic.

O presidente cazaque fez referência à participação de diversas companhias sérvias em diferentes projetos de infraestrutura no país asiático, e convidou outras a tomar parte na construção da ferrovia.

Nazarbayev explicou que sua visita, a primeira de um chefe de Estado do Cazaquistão a Belgrado, tem como objetivo, sobretudo, "ativar a cooperação econômico-comercial" já que a troca bilateral atual, que no ano passado foi de US$ 166 milhões, está abaixo do potencial existente.

Por outro lado, o presidente cazaque afirmou que seu país apoia a intenção da Sérvia de criar uma região de livre-comércio com a União Econômica Euroasiática (UEE), da qual fazem parte Rússia, Armênia, Belarus e Quirguistão, além do próprio Cazaquistão.

Já Nikolic classificou a visita de Nazarbayev de "histórica" e que a viagem fornece "um forte impulso para concretizar a cooperação entre os dois países". Além disso, agradeceu o Cazaquistão por não reconhecer a independência da antiga província de Kosovo, que se autoproclamou soberana em 2008 contra a vontade de Belgrado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos