Tropas iraquianas tomam instalações vitais de Al Qayara

Mossul (Iraque), 24 ago (EFE).- As tropas iraquianas arrebataram nesta quarta-feira o controle de várias instalações vitais da cidade de Al Qayara do grupo terrorista Estado Islâmico (EI), que está fazendo forte resistência no segundo dia de ofensiva militar.

O porta-voz das Operações Conjuntas na província de Ninawa, onde fica Al Qayara, Yahya Rasool, explicou à Agência Efe que suas tropas tomaram a refinaria e as casas dos trabalhadores. Também recuperaram o controle da ponte e de um dos acessos à cidade após sangrentos combates com os jihadistas. O avanço, no entanto, é lento porque as tropas enfrentam "uma forte resistência do EI", segundo o porta-voz, que indicou que os extremistas estão escondidos dentro de edifícios governamentais e prédios próximos.

Os jihadistas tentam ainda atacar às tropas com carros-bomba conduzidos por suicidas, mas, por enquanto, a aviação iraquiana e da coalizão internacional conseguiram bombardear os agressores antes de eles se detonarem junto às tropas.

As unidades antiterroristas do Exército iraquiano também enfrentam dificuldades no avanço pela grande quantidade de explosivos colocados nas ruas e edifícios que levam ao centro da cidade pelo EI.

Segundo Rasool, dezenas de jihadistas morreram em dois dias de luta, entre eles vários suicidas, cujos corpos estão espalhados no front. Além disso, muitas família estão citiadas em Al Qayara, onde calcula-se que 70 mil civis estejam retidos pelo EI desde o início da ofensiva.

Al Qayara é a cidade mais importante da comarca homônima, na qual se centraram até o momento as operações das forças iraquianas em Ninawa. O domínio de Al Qayara, situada uns 55 quilômetros ao sul da cidade de Mossul, é necessário para abrir pasagem à ofensiva final para libertar a "capital" do EI no Iraque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos