Líder das Farc declarará no domingo adesão ao cessar-fogo na Colômbia

Havana, 27 ago (EFE).- O líder máximo das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, Rodrigo "Timochenko" Londoño, irá declarar amanhã, em Havana, o cumprimento do cessar-fogo definitivo com o governo do país, além de convocar a décima conferência da guerrilha para o período entre 13 e 19 de setembro.

Um porta-voz do grupo confirmou à Agência Efe que o anúncio, que representa o fim da atividade ofensiva militar das Farc, irá acontecer no domingo, no Hotel Nacional de Havana, às 17h locais.

A trégua definitiva entraria em vigor na segunda-feira, no mesmo momento proposto pelo Exército da Colômbia, como foi proposto pelo presidente do país, Juan Manuel Santos, há poucos dias.

A partir desse dia, a guerra com as Farc terá chegado ao fim, abrindo caminho para que Santos e Timochenko se encontrem para o ato formal da assinatura de paz, dando início aos acordos firmados.

A mesma fonte antecipou à Efe que o líder máximo das Farc convocará neste domingo, de forma oficial, a 10ª Conferência da Guerrilha, que será realizada entre os dias 13 e 19 de setembro. No evento, os membros do grupo terão que aprovar os itens do pacto e o abandono das armas para entrar na vida civil, transformando as Farc em um movimento político.

Após quase quatro anos de negociações, as equipes do governo da Colômbia e das Farc anunciaram na última quarta-feira, em Havana, que tinham chegado a um acordo definitivo de paz.

O texto do acordo será votado em um plebiscito, que deve ocorrer no dia 2 de outubro, no qual o povo colombiano decidirá se aceita ou não o pacto do governo com os guerrilheiros.

As partes concordaram que, até as eleições de 2018, quando o movimento político das Farc poderá ter candidatos, o grupo terá representação no Congresso, com voz, mas sem direito a voto, para discutir a implementação do acordo firmado.

Depois, para as eleições de 2018 e 2022, ficará garantida às Farc uma representação mínima de cinco cadeiras na Câmara dos Representantes e outras cinco no Senado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos