Topo

Vulcão Sinabung, na Indonésia, joga fumaça até 3 quilômetros de altura

27/08/2016 03h03

Bangcoc, 27 ago (EFE).- O vulcão Sinabung, um dos mais ativos da Ilha de Sumatra, na Indonésia, jogou fumaça e cinza a mais de três quilômetros de distância da cratera, enquanto o Exército prepara a possível retirada das populações próximas, informam neste sábado veículos de imprensa locais.

As autoridades fecharam o acesso das duas rotas que levam para a zona vermelha, classificada como perigosa, e iniciaram a retirada de pelo menos cinco famílias na encosta.

"Vamos continuar tirando as pessoas que estejam presas na zona vermelha", disse Agustatius Sitepu, comandante da estação do Monte Sinabung, ao portal de notícias "Tempo".

Sinabung, após 400 anos dormindo, entrou em erupção em agosto de 2010 e mostra uma atividade incessante desde setembro de 2013.

As anteriores erupções do Sinabung causaram problemas no trânsito aéreo da região e foram responsáveis por algumas mortes.

Em maio deste ano, pelo menos sete pessoas morreram por conta de uma erupção do vulcão, enquanto em fevereiro, outra forte causou 16 mortes e forçou a retirada de 14 mil pessoas da região.

A Indonésia abriga mais de 400 vulcões, dos que pelo menos 129 continuam ativos e 65 estão classificados de perigosos, entre eles o Sinabung.