Topo

FBI alerta para ataque de hackers estrangeiros a sites eleitorais dos EUA

Getty Images
Imagem: Getty Images

Em Washington

30/08/2016 01h37

O FBI (polícia federal americana) diz ter provas que hackers estrangeiros invadiram os sites dedicados a organizar as eleições presidenciais de novembro nos Estados de Illinois e Arizona, de acordo com fontes citadas por veículos de imprensa locais.

O suposto ataque chega em um momento de grande tensão com a Rússia, após Washington acusar Moscou de atacar o sistema informático do Partido Democrata e vazar cerca de 20 mil e-mails polêmicos ao portal Wikileaks.

De acordo com "The Washington Post", o FBI alertou em junho para autoridades do Arizona de uma ameaça "crível" e severa para sua base de dados de eleitores, "8 em uma escala do 1 a 10", segundo afirmou ao jornal, Matt Roberts, porta-voz da Secretaria estadual.

Em consequência, a secretária de Estado do Arizona, Michelle Reagan, suspendeu durante uma semana o registro de novos eleitores, embora aparentemente os hackers não alcançaram seu propósito de acessar o banco de dados dos eleitores.

A portal de notícias "Yahoo", por sua vez, afirmou que os hackers conseguiram acessar em julho aos dados de 200 mil americanos registrados para votar nas eleições de novembro no estado de Illinois.

Em resposta aos supostos ataques virtuais, o FBI lançou no dia 18 de agosto um aviso no qual alertava sobre o número de endereço IP de vários usuários não identificados que tentavam se infiltrar nos organismos eleitorais de alguns dos 50 Estados americanos.

Em uma declaração à agência de notícias Efe, o FBI se recusou a dar detalhes sobre o alerta do dia 18 de agosto e afirmou que a agência fornece regularmente informações para "administradores de sistemas de computador para lidar com as ações persistentes de cibercriminosos".

Embora o FBI não tenha identificado a nacionalidade dos supostos hackers, o canal "NBC" e o "The Washington Post" afirmaram que os invasores são de origem russa.

No 15 de agosto, o secretário de Segurança Nacional, Jeh Johnson, ofereceu a representantes dos Estados do país ajuda para assegurar os sistemas informáticos dos organismos eleitorais locais para as eleições de novembro, segundo indicou o Departamento de Segurança Nacional em comunicado.

As eleições para escolher o sucessor de Barack Obama na Casa Branca serão realizadas no dia 8 de novembro. Os principais candidatos à presidência americana são o republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton.