Topo

Policial tunisiana mata 2 supostos jihadistas que planejavam ataques

31/08/2016 08h46

Túnis, 31 ago (EFE).- Soldados da polícia tunisiana mataram dois supostos jiahdistas e apreenderam várias armas e um cinturão com explosivos durante uma operação realizada no centro do país, informou nesta quarta-feira o Ministério do Interior tunisiano.

Em comunicado oficial, a fonte explicou que os dois supostos fanáticos muçulmanos "se preparavam para perpetrar um ataque" em algum ponto do país antes de admitir que tratava-se uma operação preventiva na qual também morreu um civil.

"Uma operação de segurança foi realizada nesta manhã na cidade de Carma. Foi uma operação preventiva contra dois terroristas que planejavam ataques. Foram encontradas armas, um colete-bomba e outros objetos na casa", detalhou.

A ação policial ocorre dois dias depois que um grupo de supostos jihadistas atacau uma patrulha militar tunisiana e matou três soldados na conflituosa província de Kasserin, na fronteira com a Argélia.

Esta zona montanhosa, intrincada e de difícil acesso, é desde 2011 lugar de refúgio para grupos extremistas islâmicos tunisianos e lugar de reunião para jihadistas do norte da África que combatem na Líbia.

A Tunísia, país no qual o fundamentalismo islamita está enraizado desde a década de 80, é atualmente o primeiro estado do mundo em número de cidadãos que se uniram ao EI na Síria e Iraque, com cerca de 5 mil voluntários segundo números oficiais.

No ano passado, o país sofreu três atentados que tiraram a vida de 70 turistas e de 12 guardas presidenciais, que afundaram a economia.