Harald V comemora 25 anos de reinado nos jardins do Palácio de Oslo

Copenhague, 1 set (EFE).- Os reis Harald V e Sonja da Noruega reuniram nesta quinta-feira 1.500 pessoas, entre elas centenas de cidadãos comuns, em uma festa popular nos jardins do Palácio Real de Oslo para celebrar os seus 25 anos no trono.

Além da família real quase toda - com exceção da princesa Martha Louise -, a primeira-ministra, Erna Solberg, representantes de órgãos e organizações sob a proteção dos reis, a celebração contou com outros convidados pouco habituais neste tipo de eventos.

Ao todo, 50 representantes de cada um dos 19 condados noruegueses e do arquipélago ártico de Svalbard estiveram presentes em uma festa com apresentações musicais e discursos, entre eles o do próprio monarca, que elogiou a diversidade.

"Meus avôs emigraram da Dinamarca e da Inglaterra há 110 anos. Nem sempre é fácil dizer de onde viemos, que nacionalidade temos. O que chamamos de casa é o lugar onde está o nosso coração e nem sempre se pode colocar nas fronteiras de um país", afirmou Harald V, de 79 anos.

Os festejos pelos 25 anos começaram em 17 de janeiro - dia em que Harald chegou ao trono - com vários atos em Oslo e incluiu visitas dos monarcas a todos os condados do país.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos