Hermine chegará como furacão ao litoral noroeste da Flórida

Miami (EUA), 1 set (EFE).- A tempestade tropical Hermine segue se fortalecendo em águas do Golfo do México e alcançará a costa noroeste da Flórida (EUA) como furacão, informou nesta quinta-feira o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.

Segundo o último boletim do NHC, emitido às 5h local (6h, em Brasília), Hermine segue ganhando força e apresenta ventos máximos sustentados de 60 milhas por hora (95 km/h), com sequências de maior intensidade.

A ainda tempestade tropical se desloca a uma velocidade de 12 milhas por hora (19 km/h) rumo nornoreste, por isso que pode tocar terra na noite da quinta-feira ou madrugada da sexta-feira no noroeste da Flórida, que já se prepara para o impacto do ciclone.

Hermine, que já passou por Cuba e a região de Florida Keys, se encontra agora a 250 milhas (400 quilômetros) ao sursuroeste de Apalachicola e a 275 milhas (440 quilômetros) oeste da cidade de Tampa, ambas no litoral oeste da Flórida.

O NHC, com sede em Miami, prevê que o fenômeno se fortaleça e seja um "furacão na hora de tocar terra", o que suporia ventos superiores às 74 milhas por hora (119 km/h).

Após tocar terra, Hermine se debilitaria em sua passagem pelos estados da Flórida, Geórgia, Carolina do Sul e Carolina do Norte, para retornar ao Atlântico transformada de novo em tempestade tropical durante o fim de semana.

Perante a chegada do ciclone, o governador da Flórida, Rick Scott, declarou estado de emergência em 52 condados do estado, que poderiam sentir os efeitos de Hermine.

O NHC antecipa chuvas intensas, inundações, deslizamentos e ressacas, assim como tornados isolados no norte da Flórida e sudeste da Geórgia.

Enquanto isso, a zona litorânea da Flórida prepara-se para a chegada do furacão e as autoridades estão entregando sacos de areia aos moradores para proteger suas casas.

O NHC pediu que os residentes na zona se preparem para Hermine, pois na tarde hoje começarão a sentir os fortes ventos que dificultarão as tarefas preventivas e a possível evacuação.

Segundo o jornal "Tallahasee Democrat", da capital da Flórida, foram evacuados residentes de zonas litorâneas, escolas e outros centros educativos não abrirão na quinta-feira e sexta-feira, e também foram habilitaram albergues para receber os que devem deixar seus lares.

Perante a chegada de Hermine, a Guarda Costeira dos EUA estabeleceu medidas especiais para os portos do litoral oeste desde St. Petersburg rumo ao norte, a fim de proteger as embarcações e as instalações portuárias.

Também foi emitida uma lista de recomendações que começam com as de se manter afastado de água e das praias e deixar evacuar sem demoras, segundo um comunicado.

É "crucial que todos os moradores tenham um plano a ponto para assegurar que suas famílias, casas e negócios estão preparados", disse Scott.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos