Oposição anuncia novos protestos ao término de grande manifestação

Caracas, 1 set (EFE).- A plataforma venezuelana de oposição Mesa da Unidade Democrática (MUD) anunciou nesta quinta-feira ao término de uma grande passeata em Caracas uma agenda de atividades de protesto para exigir a data do referendo revogatório do presidente do país, Nicolás Maduro, entre as quais anunciou a "tomada da Venezuela".

"Convocaremos a Tomada da Venezuela, de 24 horas de duração, exigindo a realização imediata do referendo revogatório", no dia seguinte a que se fixe a coleta de 20% de apoios necessários para a consulta, anunciou a MUD através de um manifesto lido por seu secretário executivo, Jesús Torrealba, perante dezenas de milhares de partidários congregados no leste da capital venezuelana.

"Os opositores tenazes e os chavistas decepcionados, os pobres de sempre e os empobrecidos de agora (...), todos somos um só povo, uma só nação, que exige e precisa de mudanças", afirmou Torrealba acompanhado de líderes do antichavismo.

No meio da "Tomada de Caracas", como foi denominada a passeata opositora realizada hoje na capital venezuelana, a MUD detalhou ainda outras atividades com as quais a partir de hoje se declarou em "protesto permanente" até conseguir que as autoridades eleitorais ativem o revogatório.

Os opositores convocaram seus partidários a expressar seu protesto em um "grande panelaço nacional" nesta noite para celebrar o "sucesso" da passeata realizada hoje em Caracas que, segundo Torrealba, "marcará o início desta nova e definitiva etapa de luta".

Outra mobilização marcada para 14 de setembro, segundo o plano dos opositores lido por Torrealba, será de 12 horas de duração "em todas as capitais de estado".

O objetivo desta última convocação é também "levar o chamado do povo venezuelano" aos chefes de Estado e de governo que estarão reunidos nesse dia na ilha venezuelana de Margarita para a realização da Cúpula de Países Não- Alinhados.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos