Partido de esquerda do México "condena energicamente" destituição de Dilma

Cidade do México, 1 set (EFE).- O esquerdista Partido da Revolução Democrática (PRD) do México condenou "energicamente" nesta quinta-feira a destituição da ex-presidente Dilma Rousseff e qualificou de "grave" a situação política no país.

O grupo parlamentar do PRD emitiu um comunicado de cinco pontos no qual manifesta seu desacordo pela cassação de Dilma.

No primeiro "condena energicamente o golpe de Estado administrativo que consumou a destituição da presidente Dilma Rousseff no Brasil".

A nota disse que se trata de uma manobra política "dirigida a deter as investigações de corrupção nas quais estão envolvidos boa parte dos promotores do grupo golpista".

No segundo ponto "repudia a nomeação de Michel Temer como presidente interino não eleito".

Temer foi apontado como "cabeça do movimento golpista" que dirigiu ações para "reverter as conquistas populares e desmantelar o estado social construído ao longo dos governos progressistas dos presidentes Lula e Dilma Rousseff".

No terceiro ponto, o partido expressa solidariedade com os "milhões de brasileiros que lutam pela manutenção do regime democrático e do Estado de direito nesta nação", enquanto no quarto alerta para as consequências que este "golpe de Estado" terá no retrocesso dos progressos sociais e econômicos conquistados durante décadas no Brasil.

O comunicado destaca que o ataque à institucionalidade democrática no maior poder regional e na maior economia da América Latina "pode ter consequências políticas negativas em toda a região".

No quinto e último ponto, o PRD "exorta respeitosamente ao titular do Executivo federal mexicano que retire o embaixador de nosso país no Brasil como medida de repúdio perante o dito golpe de Estado".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos