Poroshenko celebra cumprimento do cessar-fogo no leste da Ucrânia

Kiev, 1 set (EFE).- O presidente ucraniano, Petro Poroshenko, comemorou nesta quinta-feira o cumprimento do cessar-fogo total no leste da Ucrânia anunciado em virtude do início do ano letivo.

"Quero parabenizar vocês. A trégua está sendo respeitada. Nas últimas 12 horas e 5 minutos não houve disparos", disse o chefe de Estado para os estudantes do Instituto Politécnico de Kiev.

Ele ressaltou a importância do cumprimento dos tratados de segurança dos Acordos de Minsk, de fevereiro de 2015, para a resolução do conflito nas regiões orientais ucranianas.

"Queira Deus que se cumpra o cessar-fogo, que retirem as peças de artilharia e os tanques, muito melhor se os retiram para fora das fronteiras ucranianas, ao território da Rússia", disse Poroshenko.

O presidente ucraniano denunciou em reiteradas ocasiões que as milícias separatistas pró-russas que atuam nas regiões de Donetsk e Lugansk contam com o apoio das tropas da Rússia.

"Tomara que sejam criadas todas as condições de segurança para que seja possível pôr em prática os aspectos políticos (eleições na zona do conflito, descentralização do país, entre outras ações) dos Acordos de Minsk", disse.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 10 mil pessoas, entre combatentes e civis, morreram no leste da Ucrânia desde o início do conflito, em abril de 2014.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos