Espanha diz confiar na "inteligência" do Brasil para relações exteriores

São Paulo, 2 set (EFE).- O embaixador espanhol no Brasil, Manuel de la Cámara Hermoso, disse nesta sexta-feira que confia que o país pode usar seu "poder de inteligência" para estreitar as relações com "nações amigas" como a Espanha, com a qual sua aproximação histórica do passado se "firma no presente".

"O Brasil é uma grande potência mundial, mas tem que utilizar não só seu poder como território e população, mas também o que chamamos de poder de inteligência, buscando alianças, amizades e colaborações em temas de interesse com países amigos como é a Espanha", afirmou o embaixador durante um seminário em São Paulo que abordou as relações bilaterais.

O seminário "O papel da Espanha na formação do Brasil como nação: Território e população", realizado na Universidade de São Paulo (USP) com autoridades nacionais e espanholas, destacou a contribuição do país ibérico na história brasileira.

Sobre a proximidade cultural e idiomática, Hermoso lembrou que Brasil e Espanha devem reforçar seu vínculo, não só entre os governos, mas com costumes, arte, cultura e gastronomia, e isso, segundo sua opinião, contribuirá ao fortalecimento das relações e investimentos comerciais.

"O que queremos, precisamente, é que tanto as gerações mais maduras como os jovens saibam de onde vêm e como o Brasil chegou a ser este grande país que é. No qual existe uma história comum entre Portugal e Espanha", enfatizou.

Para o embaixador, "também é importante, olhando para o futuro, ver que a Espanha é hoje em dia um grande amigo do Brasil".

O evento, que contou com conferencistas espanhóis e brasileiros, foi organizado pela Fundação Conselho Espanha-Brasil, a USP, a embaixada da Espanha no Brasil e o consulado geral da Espanha em São Paulo.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos