Governo do Uzbequistão desmente anúncio de morte do presidente Islam Karimov

Moscou, 2 set (EFE).- O governo do Uzbequistão desmentiu nesta sexta-feira ter emitido um comunicado anunciando a morte do presidente do país, Islam Karimov, segundo disse um porta-voz uzbeque, o que alimentou a confusão em torno do destino do líder desse país.

O esclarecimento por parte dessa fonte chegou pouco depois que a agência russa "Interfax" divulgou um boletim confirmando a morte de Karimov.

"Até este momento, a informação sobre a morte do presidente, Islam Karimov, não foi divulgada para nenhum veículo informativo", disse um porta-voz do serviço de imprensa do governo uzbeque à agência russa "RIA Novosti".

Essa mesma fonte não desmentiu o falecimento em si à agência citada.

Para aumentar a confusão em relação a essa situação, pouco depois, a agência "Interfax" corrigiu seu boletim sobre a morte de Karimov alegando "razões técnicas".

Horas antes, em Ancara, na Turquia, o primeiro-ministro desse país, Binali Yilidirim, assegurou que Karimov tinha falecido.

Yildirim disse em entrevista à imprensa, após uma reunião de seu gabinete, que "o presidente uzbeque, Islam Karimov, faleceu".

"Que a misericórdia de Deus esteja com ele, a República da Turquia compartilha sua dor e tristeza com o povo uzbeque", acrescentou o primeiro-ministro, segundo o jornal turco "Sabah".

Apesar de o governo uzbeque ainda não ter confirmado as informações que indicam que o líder do país teria morrido, há indícios de que as autoridades de sua cidade natal, Samarkanda, estão realizando preparativos para seu funeral.

A agência digital "Fergana" divulgou um vídeo que mostra várias pessoas reunidas nas ruas de Samarkanda à espera da passagem do cortejo fúnebre com o corpo do líder uzbeque dos últimos 27 anos.

O conselho de ministros do Uzbequistão informou na manhã desta sexta-feira que Karimov, de 78 anos, estava em estado "crítico" após sofrer "grave deterioração" de sua saúde nas últimas horas.

As autoridades uzbeques também detalharam que o presidente Karimov estava hospitalizado desde o último sábado após sofrer um acidente vascular cerebral.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos