Morre presidente do Uzbequistão, aos 78 anos, diz primeiro-ministro turco

Ancara, 2 set (EFE).- O primeiro-ministro turco, Binali Yildirim, garantiu nesta sexta-feira em Ancara que o presidente do Uzbequistão, Islam Karimov, faleceu aos 78 anos, embora o anúncio oficial pelas autoridades uzbeques ainda não tenha sido feito.

"O presidente uzbeque, Islam Karimov, faleceu. Que a misericórdia de Deus esteja com ele. A República da Turquia compartilha a dor e a tristeza com o povo uzbeque", disse Yildirim, em entrevista coletiva após uma reunião de seu gabinete, segundo o jornal turco "Sabah".

O último informe que o conselho ministerial do Uzbequistão fez hoje é de que Karimov estava em estado "crítico" ao sofrer uma "grave piora" em sua saúde.

O presidente uzbeque estava internado desde o sábado passado, após sofrer um AVC. As autoridades do país tinham se limitado a informar que o presidente estava hospitalizado e que precisava de um longo tratamento médico. Karimov esteve mais 25 anos no poder no Uzbequistão, país comemorou ontem o Dia da Independência.

Em março de 2015, ele ganhou pela quarta vez as eleições presidenciais com mais de 90% dos votos, em processo criticado pela Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE).

Em 1989, Karimov se tornou líder do Uzbequistão, à época uma das 15 repúblicas soviéticas, e após a independência seguiu no cargo. EFE

dt-mos/cdr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos