Santos diz que acordo de paz será assinado na Colômbia entre 26 e 30 setembro

Bogotá, 2 set (EFE).- O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, afirmou nesta sexta-feira que o acordo de paz alcançado com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) será assinado entre os dias 26 e 30 de setembro em um ato que acontecerá no país.

"Estamos neste momento decidindo a data, o local, em que cidade, mas será aqui na Colômbia (...) entre 26 e 29 ou 30 de setembro, então estamos nos aproximando", disse Santos no ato de encerramento do Congresso Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicações (Andicom) em Cartagena.

O governo colombiano e as Farc rubricaram um acordo de paz no último dia 24 de agosto após quase quatro anos de negociações. Agora deve ser assinado de maneira oficial em um ato solene.

Devido à proximidade do 71º período ordinário de sessões da Assembleia Geral da ONU, que será realizado entre os dias 20 e 26 de setembro, se abriu a possibilidade que o ato acontecesse nesses dias em Nova York, mas hoje Santos afastou essa possibilidade.

No início de semana a chanceler colombiana, María Ángela Holguín, disse que a ONU queria que o ato protocolar de assinatura da paz acontecesse durante a Assembleia Geral, mas, segundo disseram hoje veículos de comunicação colombianos, problemas de logística dificultam essa possibilidade.

Quanto à data, Santos disse na quarta-feira passada que se estava cogitando um dia "entre 20 e 30 de setembro", mas hoje limitou esse período a entre 26 e 30.

Após a assinatura, o acordo de paz deverá ainda ser submetido à aprovação popular em um plebiscito convocado para o próximo dia 2 de outubro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos