Carros de combate turcos entram em enclave curdo-sírio, segundo fonte curda

Beirute, 3 set (EFE).- Soldados turcos com carros de combate e maquinaria pesada entraram neste sábado no enclave curdo-sírio de Kobani, no norte da província síria de Aleppo e na fronteira com a Turquia, disse à Agência Efe o representante curdo Idris Nuaman.

Em conversa telefônica, Nuaman, vice-ministro das Relações Exteriores da autoproclamada administração curda de Kobani, explicou que as forças turcas adentraram "vários metros" na região pela passagem fronteiriça de Mursitpinar.

"Os tanques e veículos dos turcos acessaram uma área do oeste de Kobani, após tentarem ontem entrar em nosso território e precisarem se retirar devido à presença de manifestantes, que os enfrentaram", detalhou Nuaman.

O responsável político lembrou que, há uma semana, dezenas de civis de Kobani estão sentados na fronteira para evitar a passagem de forças turcas, que pretendem construir um muro no limite entre ambos os países.

"Durante a jornada de hoje não houve confrontos, mas em outros dias, como ontem, houve", relatou. O Observatório Sírio de Direitos Humanos afirmou na sexta-feira que uma criança morreu e mais de 30 civis ficaram feridos por tiros dos soldados turcos contra os manifestantes que protestavam contra a construção do muro.

Nuaman destacou que em nenhum momento houve combates entre as forças curdas e os militares turcos porque "tanto as Unidades de Proteção do Povo como as 'Asayish' (forças de segurança curdas), atualmente estão mobilizadas longe de Kobani".

Os principais enclaves curdos da Síria são Kobani e Afrin, na província noroeste de Aleppo, muito próximos à fronteira turca; Al Jazeera, na província de Al Hasaka, e Tel Abiad, na de Al Raqqa, no nordeste.

A Turquia interveio na Síria na semana passada para evitar que as forças curdas conectem seus domínios ao leste do rio Eufrates com Afrín, ao oeste, o que os permitiria dominar uma grande faixa de território fronteiriço com o solo turco.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos