Presidente diz que China pretende fazer "reformas dolorosas" em sua economia

Hangzhou (China), 3 set (EFE).- O presidente da China, Xi Jinping, afirmou neste sábado que seu país está disposto a realizar "autoajustes dolorosos" para solucionar os problemas de sua economia e levar as reformas "até o final".

Xi fez essa declaração durante um discurso para a conferência de empresários das economias do G20, o chamado B20, reunido em Hangzhou, onde amanhã começa a cúpula de líderes deste grupo.

O líder chinês reconheceu que o modelo econômico do país nos últimos anos "já não é sustentável", por isso quer mudar seus "motores de crescimento" para fazer da China "um país inovador".

"Temos a vontade de fazer autoajustes dolorosos e solucionar os problemas que foram criados ao longo de muitos anos", ressaltou.

Xi explicou que a economia chinesa se encontra em um "novo ponto de partida" para transformar seu crescimento, mas insistiu que tem "confiança" para lidar com essa transição porque, acrescentou, "o medo de avançar é uma oportunidade perdida".

"As reformas são cruciais para manter uma taxa de crescimento média", afirmou o presidente da China.

Diante dos problemas de excesso de capacidade que sofre a indústria pesada da China, Xi defendeu que Pequim tome várias medidas corretivas neste ano e disse ter planos de cortar sua capacidade produtiva de aço bruto entre 100 e 150 toneladas anuais para 2020.

No setor do carvão, outro daqueles afetados pelo excesso de capacidade, o governo chinês pretende reduzir em 500 milhões de toneladas sua capacidade produtiva através do fechamento de minas e em outros 500 milhões de toneladas através da restruturação, lembrou o presidente.

Xi disse ser consciente da atenção que desperta a China na comunidade internacional, mas destacou que seu país seguirá "seu próprio caminho de desenvolvimento".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos