Morteiro disparado da Síria cai em Golã e Israel responde com ataques

Jerusalém, 4 set (EFE).- As Forças de Defesa de Israel (IDF, sigla em inglês) informaram neste domingo que um morteiro disparado da Síria caiu na região central das Colinas de Golã, sem causar vítimas, e que responderam com ataques contra posições sírias na região.

Segundo um comunicado militar israelense, houve "relatos iniciais de fogo de morteiro disparado da Síria que caiu em uma área aberta".

"Em resposta ao fogo de morteiro disparado hoje, o exército israelense teve como alvo canhões do regime sírio no norte das Colinas de Golã sírias", acrescentaram as IDF na nota.

Além disso, Israel advertiu em seu comunicado que considera o governo sírio "responsável por esta flagrante violação da soberania israelense e seguirá atuando para proteger o país".

Há duas semanas, as IDF atacaram uma posição do exército sírio na área controlada pela Síria nas Colinas de Golã, em resposta ao disparo de um projétil que não causou feridos.

As Colinas de Golã, que pertenciam à Síria e foram ocupadas por Israel após a guerra de 1967, se transformaram em cenário de tensão desde o início da guerra civil no país árabe em 2011.

Em diversas ocasiões o território controlado por Israel foi atingido por fogo perdido do conflito sírio.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos