Na China, Theresa May garante que Reino Unido deixará a UE

Hangzhou (China), 4 set (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, reafirmou neste domingo seu compromisso com o "Brexit" e enfatizou que "o Reino Unido sairá da União Europeia (UE)" em entrevista coletiva antes do início da cúpula do G20, em Hangzhou, na China.

"Efetivamente 'Brexit' significa 'Brexit'", ressaltou Theresa May, ao ser perguntada sobre a possibilidade de ser repensada a ruptura com a UE em entrevista coletiva conjunta ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com quem teve seu primeiro encontro.

Pouco antes de "estrear" na cúpula do G20, a primeira-ministra insistiu que não haverá um segundo referendo.

"O governo respeita a decisão" tomada pelos britânicos, afirmou a primeira-ministra, afastando a possibilidade de voltar atrás.

Em seu discurso, Theresa May avaliou a relação com os países da UE, apesar de afirmar que após o "Brexit", o Reino Unido buscará estabelecer novas relações.

"Podemos aproveitar - e faremos - as oportunidades que se nos apresentam com o 'Brexit', e alcançaremos o sucesso", afirmou a líder britânica.

Ao lado de Obama, a primeira-ministra ressaltou as "boas relações comerciais" entre o Reino Unido e Estados Unidos, e manifestou sua intenção de continuar a manter a trocar o nível "mais forte possível".

Na mesma linha, Obama garantiu que, apesar do "Brexit", os laços bilaterais não "só foram mantidos, como continuarão a crescer".

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos