Kim Jong-un comandou último lançamento de mísseis norte-coreano

Seul, 6 set (EFE).- O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, comandou pessoalmente o teste de mísseis de médio alcance realizado nesta segunda-feira e que gerou uma forte condenação na comunidade internacional, informaram os veículos de imprensa estatais em Pyongyang.

Kim visitou a base de Hwangju, a oeste do país, para "observar em detalhe o plano do exercício e as especificações técnicas dos projéteis balísticos melhorados" e mais tarde ordenou o começo da operação na qual foram lançados três mísseis Rodong, segundo a agência estatal "KCNA".

O triplo lançamento, no qual os mísseis voaram cerca de 1.000 quilômetros até cair nas águas do Mar do Japão (Mar do Leste), teve como objetivo "voltar a avaliar a segurança de voo e precisão guiada" dos Rodong e "testar as capacidades" de várias unidades militares, segundo a agência.

O líder norte-coreano "expressou uma grande satisfação com o sucesso do teste de projéteis balísticos e parabenizou os soldados" que participaram da operação.

Além disso, Kim reafirmou sua aposta no desenvolvimento de armas atômicas ao mencionar a "necessidade de continuar com os milagrosos avanços no fortalecimento do poder nuclear" como elemento dissuasório contra seus inimigos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos