Londres nomeia novo embaixador britânico no Irã

Londres, 5 set (EFE).- O governo britânico nomeou um novo embaixador britânico no Irã pela primeira vez desde 2011, o que representa "um passo importante" nas relações diplomáticas bilaterais, informou o ministro das Relações Exteriores, Boris Johnson, nesta segunda-feira.

O chefe do Foreign Office confirmou a nomeação de Nicholas Hopton - até agora encarregado de negócios britânico nesse país - como o novo representante diplomático do governo de Londres em Teerã mediante um comunicado.

Este anúncio marca "um momento importante nas relações entre o Reino Unido e o Irã", destacou Johnson em nota. A nomeação acontece um ano depois da reabertura da embaixada britânica na capital iraniana, fechada desde 2011.

"Confio em que isto marcará o começo de uma cooperação mais produtiva entre os dois países, e nos permita abordar mais diretamente assuntos como os direitos humanos e o papel do Irã na região", afirmou Johnson.

O novo embaixador desempenhou também esse cargo no Catar entre 2013 e 2015 e trabalhou como representante diplomático para o governo de Londres nas embaixadas em Iêmen, Paris, Roma e Rabat.

O Reino Unido fechou sua embaixada em Teerã em 2011 quando manifestantes iranianos irromperam e saquearam seus dois principais edifícios diplomatas em 29 de novembro desse ano, em protesto contra a imposição de sanções por parte dos países ocidentais contra a república islâmica.

Em agosto de 2015, o governo britânico reabriu sua embaixada em Teerã como sinal de degelo entre as relações do Ocidente com o Irã, apesar de não ter nomeado embaixador.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos