Marinha italiana e entidades europeias retiram 15 corpos do Mar Mediterrâneo

Roma, 5 set (EFE).- Unidades da Marinha Militar da Itália, da Cruz Vermelha, da Migrant Offshore Aid Station (MOAS) e de outras entidades europeias retiraram nesta segunda-feira 15 corpos e resgataram 2.700 pessoas do Mar Mediterrâneo, informou a Guarda Costeira em comunicado.

A Marinha explicou no Twitter que seus navios salvaram nas últimas horas a quase mil pessoas que navegavam a bordo de diversos barcos precários com destino ao litoral europeu. Em uma das operações, a Marinha ajudou os passageiros de um bote inflável que estava com dificuldades. Dele, foram resgatados 118 pessoas, e sete corpos foram recuperados.

Já as unidades da MOAS e da Cruz Vermelha salvaram 354 pessoas e recuperaram outros sete corpos em várias operações de resgate, conforme mensagem postada na mesma rede social.

Em comunicado remitido à imprensa, a Guarda Costeira da Itália elevou o número de corpos recuperados no mar para 15, em vez de 14, e confirmou que foram 2.700 as pessoas auxiliadas nas operações.

Ao todo, 23 dispositivos foram enviados ao Mar Mediterrâneo hoje, todos coordenados pela Central Operacional da Guarda Costeira de Roma, pertencente ao Ministério das Infraestruturas e Transportes. Os imigrantes usaram 19 lanchas e quatro embarcações de pequeno porte.

O primeiro-ministro da Itália, Matteo Renzi, disse recentemente que o drama migratório é um dos maiores desafios que a Europa deverá enfrentar nos próximos meses.

Ele se reunirá na próxima sexta-feira com o presidente grego, Alexis Tsipras, na Grécia para conversar sobre o tema, O assunto também será debatido na cúpula de líderes europeus, que será realizada em Bratislava (Eslováquia) no próximo dia 16.

No dia 28 de agosto, a Organização Internacional de Migrações (OIM) elevou a 322.914 o número de imigrantes e refugiados que conseguiram chegar à Europa neste ano, após atravessar o Mar Mediterrâneo através de diferentes rotas, enquanto o número de mortos já supera os 2.500.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos