Merkel defende política para refugiados apesar de derrota eleitoral

Hangzhou (China), 5 set (EFE).- A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, voltou a defender nesta segunda-feira as principais linhas de sua política para refugiados apesar da derrota eleitoral sofrida por seu partido no estado federado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental para a direita populista.

Em declarações à imprensa após uma reunião da cúpula do G20 em Hangzhou, na China, Merkel afirmou que seu partido, a União Democrata-Cristã (CDU) deve reconhecer que a população alemã não tem confiança suficiente na efetividade das medidas e, portanto, deve "trabalhar intensamente para recuperá-la".

Muito descontente com os resultados do "Land" que é seu distrito eleitoral, Merkel afirmou que se sente "corresponsável" da derrota porque a campanha foi dominada por temas nacionais, como a crise de refugiados e o desafio da integração, e não por problemas regionais.

"A base das decisões adotadas nos últimos meses é correta", disse Merkel em três oportunidades durante as declarações à imprensa, descartando fazer uma mudança de rumo na política para refugiados.

A chanceler defendeu o acordo assinado entre União Europeia (UE) e Turquia para a devolução dos imigrantes irregulares. Para ela, o pacto deve reduzir o número de solicitantes de asilo no país - foram 1,1 milhão no ano passado -, melhorar a integração e acelerar as expulsões das pessoas que não têm direito de ficar na Alemanha.

Merkel afirmou que já se obteve "muito", mas que está claro que é preciso convencer os cidadãos que este é o caminho correto.

Perguntada se a derrota eleitoral pode influir em sua decisão de voltar a ser candidata à chanceler em 2017, Merkel se limitou a dizer que anunciará se tentará a reeleição em momento oportuno.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos