"Dallas Morning News" rompe tradição de meio século e decide não apoiar Trump

Washington, 6 set (EFE).- O principal jornal do Texas, o "The Dallas Morning News", quebrou nesta terça-feira a tradição sustentada por décadas de respaldar o candidato presidencial republicano ao dizer que Donald Trump é "contrário a quase todos os ideais do partido" e "não está qualificado para ser presidente".

Trata-se da primeira vez desde 1964, quando evitou se comprometer com a disputa entre o democrata Lyndon B. Johnson e o republicano Barry Goldwater, que o jornal texano decide não apoiar o candidato do Partido Republicano à Casa Branca.

"Donald Trump não está qualificado para atuar como presidente e não merece nosso voto (...) Trump é contrário a quase todos os ideais do partido que o jornal respeita", diz o editorial de hoje.

Durante as primárias republicanas, o jornal tinha expressado seu apoio ao governador de Ohio John Kasich.

"Não temos interesse em um candidato republicano para o qual todos os princípios são negociáveis, nem em um Partido Republicano que está disposto a comercializar os princípios para conseguir a vitória eleitoral", acrescentou o periódico.

O Texas é considerado um estado tradicionalmente garantido para os republicanos nas eleições, mas a peculiar e polêmica campanha deste ano com Trump à frente abriu a possibilidade de que seja um estado que possa ser disputado pelos democratas.

O "The Dallas Morning News" considera especialmente "alarmante" a "aberta admiração" de Trump pelo presidente russo, Vladimir Putin.

Com esta decisão, Trump volta a sofrer as críticas do aparelho do Partido Republicano, depois que conhecidos líderes conservadores tenham anunciado que não apoiarão o magnata nova-iorquino que disputa o cargo com a democrata Hillary Clinton.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos