Hermine é fenômeno pós-tropical e se movimenta perto da costa dos EUA

Miami, 6 set (EFE).- Hermine se transformou em um fenômeno pós-tropical em seu avanço por águas próximas ao litoral nordeste dos EUA com ventos máximos sustentados de 65 milhas por hora (100 km/h) e espera seu "gradual enfraquecimento" nas próximas 48 horas.

O Centro Nacional de Furacões (NHC) dos EUA indicou em seu boletim mais recente que Hermine se movimenta nesta terça-feira em direção leste com uma velocidade de translação de 6 milhas por hora (10 km/h) e se encontra a 95 milhas (155 km/h) ao sul da ponta de Long Island (Nova York).

Sua proximidade ao litoral nordeste americano obrigou a emitir um alerta de vigilância de tempestade tropical para a costa de Long Island, desde Fire Island a Port Jefferson, assim como desde New Haven à praia de Sagamore, Block Island, Martha's Vineyared e Nantucket.

Segundo um provável padrão de trajetória, o fenômeno pós-tropical, embora com características de tempestade tropical, poderia "permanecer estacionado nesta noite e girar na quarta-feira rumo ao nordeste".

Embora Hermine se encontre fora do litoral, seus ventos com força de tempestade tropical têm longo alcance e se estendem até 140 milhas (220 quilômetros) fora do olho do sistema.

Hermine tocou solo continental nos EUA na madrugada de sexta-feira, quando chegou à costa noroeste da Flórida como furacão de categoria 1 e ocasionou a morte de uma pessoa, assim como o corte de fornecimento elétrico para dezenas de milhares de lares e negócios locais.

Na Carolina do Norte, a passagem de Hermine terminou com a morte do motorista de um caminhão, que faleceu quando seu veículo virou por efeito dos fortes ventos, assim como com cortes de luz e inundações.

Hermine é a oitava tempestade tropical formada na Bacia do Atlântico durante a atual temporada de furacões, que oficialmente começou em 1 de junho e concluirá em 30 de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos