Putin presta homenagem a falecido líder uzbeque

Moscou, 6 set (EFE).- O presidente da Rússia, Vladimir Putin, rendeu nesta terça-feira homenagem à memória do falecido líder do Uzbequistão, Islam Karimov, na cidade de Samarkanda, onde o primeiro-ministro e possível sucessor à frente dessa república centro-asiática lhe afirmou que o país vai continuar sendo um aliado estratégico da Rússia.

"Especialmente nos últimos anos, Islam Abduganievich Karimov e eu desenvolvemos relações pessoais muito próximas e de confiança, diria eu. Por isso para mim também esta é uma grande perda, um momento muito difícil", afirmou Putin ao se reunir com o primeiro-ministro uzbeque, Shavkat Mirziyoyev.

Putin disse que o falecido líder "fez muito por seu país e por seu povo... não só em termos de estabilidade, embora esta seja a base do florescimento de qualquer Estado, de qualquer povo, e o fez nos momentos mais difíceis".

O chefe do Kremlin agradeceu ao primeiro-ministro a possibilidade de visitar hoje Samarkanda, já que não pôde participar no sábado do velório de Karimov devido a usa lotada agenda internacional na China.

Mirziyoyev, considerado pelos analistas políticos como o mais provável sucessor de Karimov, afirmou a Putin que esta república centro-asiática vai continuar sendo um parceiro estratégico da Rússia.

Karimov, que governou o Uzbequistão com mão de ferro, morreu na sexta-feira passada aos 78 anos após sofrer um derrame cerebral e foi sepultado no sábado segundo o rito muçulmano EFE

vh/ma

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos