Rede que introduziu ilegalmente mais de 200 imigrantes na Europa é desmontada

Bruxelas, 6 set (EFE).- Uma organização dedicada ao tráfico de pessoas, que introduziu na União Europeia mais de 200 imigrantes pela rota dos Bálcãs ocidentais, em sua maioria sírios, foi desmantelada a partir da parceria da Europol e Eurojust, informaram nesta terça-feira ambas organizações.

A operação, dirigida pelas autoridades italianas e na qual participaram também Alemanha e Áustria, conduziu à detenção de 16 suspeitos originais da Síria, Egito, Argélia, Líbano e Tunísia, assim como à apreensão de vários bens e de dinheiro.

Segundo as provas recopiladas até o momento, entre 2014 e 2016 a rede conseguiu transportar mais de 200 imigrantes até a UE e deslocá-los depois entre países.

Para a mudança teriam sido utilizados entre 80 e 90 veículos.

Através da rota dos Bálcãs chegavam primeiro à Hungria e Itália e desde lá viajavam à Áustria, Alemanha e França.

A organização delitiva facilitava apoio logístico aos imigrantes ao longo de toda a rota.

Segundo a Europol e a Eurojust, os integrantes da rede recrutavam os motoristas e facilitavam os veículos na Itália.

Os imigrantes pagavam em torno de 500 euros pelo transporte.

O caso, que foi revelado quando um cidadão italiano foi detido na Hungria enquanto conduzia um veículo onde viajavam vários imigrantes irregulares, foi começado a investigar em setembro de 2015 as autoridades de Como (Itália).

À primeira detenção nesse país seguiram outras na Áustria e Alemanha, onde foram presos outros motoristas de veículos que transportavam imigrantes irregulares.

Em dezembro de 2015, as autoridades italianas enviaram pedidos de colaboração às autoridades da Áustria e Alemanha e demandou assistência da Eurojust para facilitar a execução desses documentos e coordenar as atividades, assim como a ajuda da Europol.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos