Abbas teria trabalhado como agente da KGB nos anos 80, diz emissora de Israel

Jerusalém, 7 set (EFE).- O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, teria trabalhado como agente da KGB, a antiga agência de espionagem da União Soviética, em Damasco, capital da Síria, durante a década de 1980, afirmou a emissora "Canal 1" de Israel em matéria divulgada nesta quarta-feira.

Sob pseudônimo de "Krotov" (Toupeira), Abbas teria atuado para a agência de inteligência soviética em 1983 na cidade, afirma a emissora com base em documentos aos quais teve acesso.

Mohammed al Madani, membro do comitê central do partido nacionalista Fatah, presidido por Abbas, afirmou que há uma "clara tendência em prejudicar a imagem" do líder da Autoridade Palestina por parte de diferentes elementos, incluindo Israel. "Esta é uma outra tentativa de difamá-lo", disse ao jornal "Ha'aretz".

Segundo Al Madani, havia uma relação de proximidade entre a União Soviética e a Organização para a Libertação da Palestina (OLP), que começou no final dos anos 60 com a visita a Moscou do pai do nacionalismo palestino, Yasser Arafat.

Os soviéticos forneciam provisões aos palestinos, e Abbas, membro do Comitê Executivo da OLP, era a ligação com os russos.

Outro membro do comitê da OLP, Ahmad Majdalani, disse ao "Ha'aratz" que Abbas não tinha necessidade de criar um canal secreto de comunicação com os soviéticos porque ele próprio fazia a ligação entre os dois grupos.

Consultado pela Efe, Osama Qawashmeh, porta-voz do Fatah, não quis fazer comentários sobre a matéria.

Fontes ligadas ao governo palestino afirmaram à Efe que Abbas está sofrendo pressões externas, aparentemente originadas em países árabes da região, para reincorporar Mohammad Dahlan no Fatah, um de seus homens fortes em Gaza que acabou expulso do partido em 2011 após ter sido acusado de corrupção.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos