Bandeira do 11 de setembro será exibida em Nova York após anos desaparecida

Nova York, 7 set (EFE).- Uma bandeira americana içada no "marco zero" do 11 de setembro de 2001, transformada em ícone da resistência de Nova York aos atentados, será exibida após anos desaparecida a partir de quinta-feira no museu em lembrança ao dia.

De acordo com o jornal "The New York Times", a bandeira ocupará um lugar de destaque no memorial que lembra as vítimas dos ataques, após ter sido recuperada no estado de Washington, a milhares de quilômetros da 'Big Apple'.

A fotografia de três bombeiros levantando a bandeira em meio às ruínas das Torres Gêmeas deu a volta ao mundo, mas desde então o objeto esteve cercado de mistério.

Os bombeiros tinham tirado a bandeira de um iate nos arredores do World Trade Center e, após ser erguida no lugar dos atentados, a peça foi levada para diferentes lugares, do Yankee Stadium a navios da Marinha no Oriente Médio, antes de retornar a Nova York.

Ou era o que se achava até então, pois pouco depois foi descoberto que aquela bandeira era outra, que nem sequer tinha o mesmo tamanho da que tinha ficado famosa.

Durante anos, as autoridades nova-iorquinas tentaram sem sucesso encontrar a peça, até que no final de 2014 um programa de televisão abordou o mistério. Quatro dias depois, um homem foi a um corpo de bombeiros na cidade de Everett (Washington) para dizer tinha assistido ao programa e que suspeitava ser ele o dono da bandeira.

O indivíduo se identificou como um antigo fuzileiro naval que tinha combatido no Oriente Médio e contou que recebeu a peça de um funcionário da Administração Oceânica e Atmosférica, que por sua vez a tinha obtido da viúva de uma das vítimas do atentado de 11 de setembro de 2001.

Embora os especialistas coloquem em dúvida esse relato, as análises realizadas apontam que, efetivamente, trata-se da mesma bandeira, com os mesmos detalhes e resíduos de concreto, vidro, plástico, metal fundido e amianto do atentado.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos