Bombardeios causam 10 mortes em Aleppo um dia após ataque químico

Beirute, 7 set (EFE).- Pelo menos dez pessoas morreram nesta quarta-feira devido a bombardeios de aviões de guerra no bairro de Al Sukari, na cidade de Aleppo, no norte da Síria, um dia depois de a região ter sido alvo de um ataque com gás, segundo ativistas.

A ONG Observatório Sírio de Direitos Humanos não descarta que o número de mortes aumente porque há dezenas de feridos, alguns deles em estado grave.

Em Al Sukari, o diretor da organização legista de Aleppo Livre, Mohammed Kahil, afirmou à Agência Efe que sua organização contabilizou, na verdade, 20 mortos e 40 feridos como vítimas deste ataque, e alegou que ele foi cometido por aviões russos.

Além disso, a sede desta organização, que presta atendimentos médicos, sofreu danos materiais pelo impacto, em suas imediações, de um barril de explosivos lançado por um helicóptero militar.

Kahil lembrou que este foi o sexto bombardeio ocorrido nos últimos meses nas proximidades da sede, que uma vez foi atingida diretamente por projéteis.

Os bombardeios de hoje aconteceram um dia depois de um ataque aéreo com gás cloro no bairro de Al Sukari, e tanto o Observatório como Kahil ressaltaram que duas pessoas morreram e dezenas sofreram sintomas de asfixia.

Kahil explicou que um dos mortos ontem era uma adolescente de 13 anos, identificada como Hayar Kiali, e o outro era um homem, Mohammed Abdelkarim Afifa, de 29.

O número de pessoas que sofreram asfixia varia de acordo com a fonte, já que enquanto Kahil disse que houve um total de 165, o Observatório afirmou que foram mais de 70.

A ONG, que citou fontes que trabalham em centros médicos, acusou ontem soldados do regime de Bashar al Assad de ter realizado o bombardeio com gás cloro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos