Jordânia apreende grande carregamento da chamada "droga dos jihadistas"

Amã, 7 set (EFE).- As autoridades da Jordânia apreenderam uma carga de 13,2 milhões de pastilhas de captagon, conhecido como "a droga dos jihadistas", o que representa o maior carregamento de entorpecentes já expropriado neste país, segundo um comunicado da Direção de Segurança Pública.

A nota, citada pela agência de notícias oficial "Petra", detalhou que as pastilhas estavam escondidas no interior de uma secadora de roupa localizada em um imóvel de um suspeito.

Durante essa operação, três pessoas foram detidas, dois jordanianos e um estrangeiro.

A droga foi introduzida no território jordaniano ilegalmente de "um país vizinho" e estava destinada a "outro país vizinho", segundo o comunicado, no qual as forças de segurança não especificaram o nome destas nações árabes.

O captagon costuma ser produzido no interior da Síria ou em áreas fronteiriças desse país com o Líbano, para ser posteriormente vendido em outros países da região, especialmente nas ricas monarquias do Golfo Pérsico.

Na fronteira jordaniana foram registrados ultimamente incidentes com traficantes que tentam introduzir a droga em território da Jordânia a partir da Síria.

A ONU alertou no último mês de junho que a guerra na Síria e a falta de segurança aumentaram o crime organizado e o narcotráfico no Oriente Médio, e detalhou que os traficantes elaboram as substâncias na Síria e as comercializam através das porosas fronteiras do país.

O captagon é um estimulante sintético, composto por anfetamina e cafeína, e seu consumo aumenta a atenção, mantém a vigília e gera uma sensação de bem-estar e de maior motivação, assim como retarda a sensação de fome e fadiga.

Os especialistas acreditam que seu uso é estendido entre os grupos armados que combatem na Síria e supostamente entre os combatentes da organização jihadista Estado Islâmico.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos