May receberá Tusk em Londres para discutir o "Brexit"

Londres, 7 set (EFE).- A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, receberá em Londres na quinta-feira o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, com quem conversará sobre o "Brexit", entre outros temas de interesse comunitário, informou nesta quarta-feira uma porta-voz do governo britânico.

Segundo a fonte, May e Tusk farão um café da manhã de trabalho, que servirá também para preparar a cúpula do Conselho dos dias 20 e 21 de outubro em Bruxelas, à qual o Reino Unido deve comparecer.

No entanto, o governo britânico não estará presente na reunião do dia 16 de setembro em Bratislava, na Eslováquia, na qual os chefes de Estado e do governo dos outros 27 países-membros da União Europeia continuarão a debater as consequências do "Brexit".

A reunião de amanhã em Downing Street "será uma oportunidade, em parte, para falar sobre o processo de saída da UE, como se apresentam os próximos meses", disse a porta-voz.

"Mas também servirá para tratar da cúpula de outubro do Conselho Europeu e dos assuntos que esperamos que estejam na agenda, como a imigração, o comércio e a situação no leste da Ucrânia", acrescentou.

Esta será a primeira reunião bilateral de May e Tusk desde que a líder conservadora assumiu o comando do governo em julho, depois do voto britânico favorável à saída da UE no referendo do dia 23 de junho.

Tusk chegará ao Reino Unido após visitar a República da Irlanda, como parte de uma rodada de conversas que mantém com líderes europeus a fim de preparar a cúpula da próxima semana na Eslováquia.

A reunião ocorrerá sem a presença britânica, mas o Reino Unido continuará formalmente sendo membro da UE até que se materialize a saída, o que não acontecerá antes de dois anos, o tempo que devem durar as negociações.

May afirmou que não ativará o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que marcará o início da negociação entre Londres e Bruxelas, até o início de 2017.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos