Ministro da Fazenda do México renuncia após visita polêmica de Trump

Cidade do México, 7 set (EFE).- O ministro da Fazenda do México, Luis Videgaray, um dos responsáveis pela visita ao México do candidato republicano à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump, apresentou na terça-feira a renúncia ao cargo, segundo confirmaram à Agência Efe porta-vozes da pasta.

Videgaray, colaborador próximo do presidente do país, Enrique Peña Nieto, "não ocupará nenhum cargo público" após a saída do ministério, disseram as fontes consultadas pela Efe.

A presidência convocou os jornalistas para uma mensagem do líder às 11h locais (13h em Brasília) desta quarta-feira, sem detalhar o motivo, apesar de a imprensa apontar uma reformulação do gabinete.

A renúncia teria ocorrido pelo resultado da visita de Trump à residência oficial da presidência, que gerou uma revolta quase unânime no país pelos insultos que o magnata proferiu contra os mexicanos desde junho de 2015, quando lançou sua candidatura.

Informações de bastidores vazadas nos últimos dias apontam que Videgaray defendeu a necessidade do encontro com o republicano em uma tentativa de suavizar suas posições, entre elas o cancelamento do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (Nafta) caso o empresário chegue à presidência dos EUA.

Apesar da avalanche de críticas que recebeu pelo encontro com Trump, que foi criticado de forma privada pela chanceler do país, Claudia Ruiz, Peña Nieto defendeu sua decisão e os resultados da reunião com o polêmico candidato republicano.

Em recente entrevista, o presidente chegou a dizer que após a reunião Trump falou sobre aprimorar o Nafta e não cancelá-lo. E reiterou que no encontro afirmou ao empresário que não pagará pelo muro que ele pretende construir na fronteira comum.

Uma fonte do Ministério de Desenvolvimento Social disse à Efe que o titular da pasta, José Antonio Meade, está no palácio presidencial para acompanhar a mensagem de Peña Nieto e é cotado para assumir a Fazenda, mas a informação ainda não foi confirmada oficialmente.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos