Peña Nieto escolhe novo secretário de Fazenda após polêmica com Trump

Cidade de México, 7 set (EFE).- O presidente do México, Enrique Peña Nieto, anunciou nesta quarta-feira a designação de José Antonio Meade como novo secretário de Fazenda para o lugar de Luis Videgaray, que renunciou ao cargo no dia anterior, após a repercussão da visita de Donald Trump ao país.

Em ato na residência presidencial de Los Pinos, o governante disse que Videgaray apresentou "nesta manhã sua renúncia ao cargo" e ele a aceitou, como tinha confirmado uma fonte oficial à Agência Efe antes do anúncio presidencial.

Meade deixa desta forma o cargo de secretário de Desenvolvimento Social, que será assumido pelo atual subsecretário de Governo (Interior), Luis Enrique Miranda, cuja nomeação também foi anunciada nesta quarta-feira por Peña Nieto.

A renúncia de Videgaray teria sido motivada pelo resultado da visita do candidato republicano à presidência dos EUA, Donald Trump, à residência oficial de Los Pinos, que gerou uma rejeição quase unânime no país pelos insultos do magnata contra os mexicanos desde junho de 2015.

Segundo informações vazadas nos últimos dias, Videgaray defendeu a necessidade do encontro com o republicano em uma tentativa de suavizar suas posições, entre elas o cancelamento do Tratado de Livre-Comércio da América do Norte (NAFTA) caso Trump chegue à presidência dos EUA.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos