Tempestade Newton deixa 4 mortos no México, mas perde força rumo aos EUA

Cidade do México, 7 set (EFE).- A tempestade tropical Newton está perdendo força enquanto avança rumo aos Estados Unidos, mas deixou quatro mortos durante a passagem pelo estado de Baja California Sur, no noroeste do México, segundo as autoridades locais.

Situada a 105 quilômetros da fronteira com os EUA, a tempestade avança a 30 km/h, de acordo com o boletim divulgado por volta das 13h locais (15h em Brasília) pelo o Serviço Meteorológico Nacional. O fenômeno climático foi rebaixado hoje de furacão categoria 1 para tempestade tropical, indicou o órgão.

Apesar de estar sob a terra, os efeitos da passagem do Newton seguirão afetando regiões litorâneas. A Coordenação Nacional de Defesa Civil mantém alerta vermelho no estado de Sonora, e laranja (um nível abaixo) em Chihuahua, Baixa Califórnia e nas regiões norte e central de Baixa California Sur.

De acordo com a previsão dos meteorologistas, Newton cruzará em breve a fronteira com os Estados Unidos ainda como tempestade, mas perderá força e será reduzida a depressão tropical.

O diretor municipal de Defesa Civil de Los Cabos, Marco Antonio Vázquez, disse que duas pessoas morreram e outras três estão desaparecidas por causa de um naufrágio de uma embarcação provocada pelas fortes ondas geradas pela passagem do Newton.

"Eles não atenderam às indicações de segurança que estamos emitindo constantemente", disse Vázquez, revelando que os dois corpos foram encontrados em uma das praias da região.

A imprensa local afirmou mais tarde que os corpos dos outros dois tripulantes foram recuperados no litoral de Los Cabos, cidade que fica em Baixa California Sur. As operações de resgate seguem em busca do indivíduo que ainda segue desaparecido.

Newton é a 14ª tempestade tropical do Pacífico da temporada de furacões do México, que começou no dia 15 de maio e segue até o fim de novembro.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos