Vice dos EUA promete trabalhar com Temer após transição "constitucional"

Washington, 7 set (EFE).- O vice-presidente dos Estados Unidos, Joseph Biden, afirmou nesta quarta-feira que seu governo seguirá trabalhando com o novo Executivo brasileiro liderado por Michel Temer, após um processo de transição que, segundo sua opinião, fez-se de acordo com a Constituição do país.

"No Brasil, o povo, seguindo sua Constituição para atravessar tempos difíceis econômica e politicamente, e apegando-se aos procedimentos estabelecidos para tramitar uma transição de poder, conseguiu fazê-la", disse Biden em discurso durante a conferência anual do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

"Os Estados Unidos seguirão trabalhando de perto com o presidente Temer à medida que o governo brasileiro encara seus desafios urgentes, porque o Brasil é e seguirá sendo um dos aliados mais próximos dos Estados Unidos na região", acrescentou Biden.

O vice-presidente americano comentou ainda que "nas democracias, as alianças não se baseiam em dois líderes, mas na duradoura relação entre dois povos".

A declaração de Biden é o posicionamento de mais alto nível do governo americano depois que na semana passada chegou ao fim o julgamento político que terminou com a destituição da agora ex-presidente do Dilma Rousseff.

Ao longo do processo contra Dilma, os Estados Unidos expressaram sua "confiança na durabilidade das instituições democráticas" do país "para superar esta agitação política", sem somar-se às críticas de outras nações latino-americanas ao julgamento político contra a agora ex-presidente.

Na semana passada, o Departamento de Estado americano opinou que a destituição de Dilma aconteceu dentro do "marco constitucional" do Brasil e prometeu que trabalharia com Temer.

O secretário de Estado americano, John Kerry, também elogiou hoje a relação bilateral com o Brasil e disse que, "quando surgem desafios", os dois países são "mais fortes quando podem trabalhar juntos", em mensagem por ocasião do dia da Independência.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos