Premiê Mirziyoyev é nomeado presidente interino do Uzbequistão

Moscou, 8 set (EFE).- O primeiro-ministro Shavkat Mirziyoyev foi nomeado nesta quinta-feira como presidente interino do Uzbequistão em uma sessão plenária do Legislativo uzbeque, informaram fontes parlamentares do país centro-asiático.

Mirziyoyev, de 59 anos, lidera o governo uzbeque desde dezembro de 2003 e era o braço direito do ex-presidente do país, Islam Karimov, que morreu no último dia 2 após sofrer um derrame cerebral.

O chefe do Executivo foi designado para ocupar provisoriamente a chefia do Estado depois que o presidente do Senado, Nigmatilla Yulmashev, a quem corresponderia substituir Karimov até as eleições presidenciais segundo a Constituição, renunciou a esse direito, disse à agência russa "RIA Novosti" um porta-voz uzbeque.

De acordo com a legislação do país centro-asiático, as eleições presidenciais extraordinárias deverão ser realizadas em um prazo de três meses.

Mirzizoyev provavelmente será o homem que sucederá Karimov, que governou por 27 anos com mão de ferro a república centro-asiática, que é o terceiro país mais populoso entre as ex-repúblicas soviéticas, com 30 milhões de habitantes, depois de Rússia e Ucrânia.

Apesar da incerteza gerada pela morte de Karimov, cujo regime autoritário, acusado de várias violações dos direitos humanos, fez da luta contra o terrorismo islâmico sua bandeira, a maioria dos especialistas considera que não haverá grandes mudanças na política uzbeque.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos