Sobe para 5 o número de mortes por passagem do furacão Newton no México

Cidade do México, 8 set (EFE).- O saldo de mortes pela passagem do furacão Newton pelo México subiu para cinco depois que as autoridades confirmaram nesta quinta-feira a morte de todos os tripulantes de uma embarcação pesqueira da Baixa Califórnia Sul, no noroeste do país, que acabou naufragando por causa das fortes ondulações causadas pelo ciclone.

A embarcação não conseguiu chegar ao porto e "afundou devido às fortes ondulações", o que resultou "na morte de seus cinco tripulantes", informou a Comissão Nacional de Aquicultura e Pesca (Conapesca) do México em comunicado.

A proximidade de Newton, que tocou terra na Baixa Califórnia Sul como furacão de categoria 1 na escala Saffir-Simpson, fez com que as autoridades entrassem em contato com as companhias proprietárias "de pelo menos 22 embarcações que permaneciam na região do trajeto" do ciclone, para informá-las que deveriam buscar refúgio, indicou o titular da Conapesca, Mario Aguilar.

"Todas as embarcações atenderam às indicações de buscar refúgio no porto mais próximo e apenas uma delas, a 'Mariano Pérez X', buscou resguardo em outro porto mais distante, dirigindo-se a La Paz", segundo a Conapesca.

De acordo com o que a empresa proprietária da embarcação disse à instituição, o capitão do "Mariano Pérez X" comunicou que "seguiria rumo a outro porto", mas a empresa perdeu contato com a tripulação durante o trajeto.

Em sua passagem pelo noroeste do país, Newton produziu "ventos de até 150 km/h, provocando situações de alto risco", segundo o boletim meteorológico.

Marco Antonio Vázquez, diretor municipal de Defesa Civil em Los Cabos, na Baixa Califórnia Sul, disse na terça-feira à imprensa que duas pessoas tinham morrido e outras três estavam desaparecidas por causa do naufrágio da embarcação.

No dia seguinte, os corpos dos outros dois tripulantes foram encontrados no litoral de Los Cabos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos