Governo britânico classifica de "grave" o teste nuclear da Coreia do Norte

Londres, 9 set (EFE).- O ministro das Relações Exteriores britânico, Boris Johnson, qualificou de "grave preocupação" o teste nuclear realizado nesta sexta-feira pela Coreia do Norte e indicou que consultará seus parceiros internacionais para dar uma "resposta firme".

Em um breve comunicado divulgado pelo Foreign Office, Johnson afirmou que este teste representa uma ameaça para a paz e a estabilidade da região, além de uma "flagrante violação" das resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU).

"O Reino Unido condena com firmeza a Coreia do Norte por realizar outro teste nuclear", acrescentou o titular da diplomacia britânica, que disse já ter falado com os ministros das Relações Exteriores do Japão e da Austrália.

A Coreia do Norte confirmou através da TV estatal que realizou seu 5º teste nuclear, no dia em que o país comemora os 68 anos de sua fundação.

O teste atômico aconteceu na base de Punggye-ri, ao nordeste do país, o mesmo lugar onde a Coreia do Norte já detonou explosivos nucleares em 2006, 2009, 2013 e em janeiro deste ano.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos